terça-feira, 25 de novembro de 2008

Um pouco sobre Aleijadinho



Bom vamos lá, se é para ficar sozinha...vamos tirar proveito disso.Ultimamente eu estou assistindo muitas biografias sobre grandes pessoas, e estou aprendendo muito com cada uma delas.Hoje eu assisti a biografia de aleijadinho, é um filme produzido aqui mesmo no Brasil.
Vou tentar resumir o que eu vi...
Aleijadinho se chamava Antônio Franscisco Lisboa, era filho de um escultor português chamado Manoel Franscisco Lisboa com a escrava Isabel, seu pai ao contrário de muitos portugueses que mantinham relações sexuais com escravas, assumiu Antonio, e se casou com Isabel.
Antônio entrou para a escola de arte, fez sua primeira obra prima aos 19 anos; seguindo então a profissão e o talendo do pai, sua principal influência foi Xavier de Brito um escultor português.Conheçeu Helena, uma escrava amiga de sua mãe, se apaixonou por ela e se casou.
Ele sempre foi contra a humilhação e a violência sofrida pelos escravos, porém ao mesmo tempo que o sangue africano corria por suas veias, não iria contra os principios portugueses de seu pai.
Mais tarde, foi designado a esculpir obras para a capela de São Franscisco de Assis; Nessa epóca uma doença surgiu, tal doença que degenerava seu corpo lentamente, essa doença pelo que eu pesquisei, deve ter atingido seu corpo por volta de seus 40 e poucos anos; essa doença além de deformar parte de seu rosto, fez com que Helena o traísse, e acaba-se fugindo com seu amante.
Mas nem a doença, nem o pouco caso de Helena, fizeram aleijadinho parar, nada disso influênciou de forma negativa a sua obra.Ele terminou a capela de São Franscisco e continuou seus trabalhos.
Com o avanço da doença, Antonio, o aleijadinho passa 2 anos sobre uma cama, e aos 70 anos uma parte de seu corpo físico se vai, digo uma parte, pois a capela de São Franscisco ainda está de pé, com seus trabalhos, com sua dedicação e seu esforço além do Físico.

O que eu aprendi sobre tudo isso, que nada do que aconteçe de negativo comigo, deve influenciar na minha inspiração, ultimamente tudo que me atingia, era motivo pra parar de escrever, parar de fazer minhas poesias, e hoje eu aprendi que não é bem assim.

Nenhum comentário:

Relativo